Você sabe o que é pterígio?

Problema ocular pode crescer lentamente e afetar a visão

Popularmente conhecido como “carne no olho”, pterígio é uma membrana fibro-vascular que surge sobre a córnea. Normalmente, aparece no canto interno dos olhos e cresce progressivamente, podendo distorcer a córnea e causar astigmatismo. Problema ocular pode crescer lentamente e afetar a visão.

A causa não é completamente conhecida, mas sabe-se que fatores genéticos e ambientais facilitam o aparecimento de pterígio. Exposição prolongada aos raios solares sem uso de óculos de sol, olho seco e irritantes, como poeira e vento, são algumas das possíveis causas. É mais comum em homens entre 20 e 40 anos.

As manifestações clínicas da doença incluem sensação de corpo estranho nos olhos ou ardência e visão turva. Em estágios mais avançados, pode causar vermelhidão e inflamação.

O pterígio ocular pode ser tratado com colírios anti-inflamatórios, porém este método não tem o poder de regredir a doença. Por isso, o tratamento mais eficaz é a cirurgia. Em geral, utiliza-se a própria conjuntiva do paciente ou membrana amniótica para preencher o espaço criado pela remoção da carne. É realizada sob anestesia local e dura cerca de 30 minutos.

O pós-operatório costuma ser um pouco doloroso e pode ser aconselhado utilizar colírios de esteróides por algumas semanas para reduzir a inflamação e a probabilidade de recidiva.

O tempo de recuperação e repouso é curto, sendo possível retomar as atividades habituais após alguns dias da cirurgia. É recomendado o uso de um tampão no olho operado nas primeiras 12 horas devido a anestesia.

Quer saber mais sobre o assunto?

Entre em contato com o Dr. Edson Iramina e agende sua consulta.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *