Você sabe como cuidar das lentes de contato?

Seguir uma rotina de cuidados com as lentes de contato evita infecções que prejudicam a saúde ocular

Recurso importante para correção de problemas de visão, no tratamento de doenças oculares e após procedimentos cirúrgicos, as lentes de contato são usadas por milhões de brasileiros.

Para que seja durável e não prejudique a saúde ocular, é preciso utilizá-las corretamente e ter alguns cuidados, pois as lentes sofrem interferências de fatores fisiológicos, como as lágrimas, e ambientais, no caso da poluição.

Os hábitos de manuseio das lentes de contato incluem:

  • Lavar e secar bem as mãos antes de coloca-las ou retirá-las, para evitar infecção;
  • Começar sempre pelo menos olho, evitando trocas, já que cada olho pode ter uma prescrição;
  • Limpar bem as lentes, antes e depois do uso;
  • Nunca usar água da torneira.

A mesma solução usada para limpar as lentes de contato deve ser utilizada na higienização do estojo para evitar infecções. Além disso, deixá-lo secar no ar e trocá-lo a cada 3 meses também ajudam a diminuir os riscos. A solução multipropósito limpa, remove proteínas, desinfeta, conserva o estojo e hidrata as lentes por mais tempo.

As lentes de contato não devem ser usadas por mais de 10 ou 12 horas, pois podem interferir na lubrificação dos olhos, deixando-os secos. É recomendado retirá-las para dormir e fazer atividades no mar ou piscina.

Existem lentes de uso diário, mensal e anual, que duram dias, semanas ou meses. A troca deve respeitar o prazo de validade de acordo com cada tipo e o usuário deve consultar um especialista para adquirir um novo par.

Quer mais informações ou tirar dúvidas? Entre em contato com o Dr. Edson Iramina e agende a sua consulta.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *