Glaucoma: Uma doença em busca de definição

Entenda um pouco sobre as causas e tratamentos desse problema

O glaucoma é uma doença ocular que provoca uma lesão no nervo óptico e no campo visual, podendo vir acompanhado de pressão intraocular elevada ou de baixa pressão.

Existem alguns tipos da patologia, cada um deles pode ser originado de uma maneira diferente, para simplificar separamos três:

  • Congênito: acontece em recém-nascidos apresentando globos oculares aumentados e córneas embaçadas, lacrimejamento;
  • Secundário: pode ocorrer depois de uma cirurgia ocular, catarata avançada, diabetes, traumas e uso de corticóides;
  • Crônico: Geralmente acontece em pessoas acima dos 40 anos de idade. Os sintomas aparecem em uma fase mais avançada, somente quando já há grande perda do campo visual. Normalmente existe histórico familiar de glaucoma.

Tratamentos

Há dois métodos usados para tratar o glaucoma, o uso de medicamentos e intervenção cirúrgica, porém, é importante ressaltar que essa doença não tem cura, esses procedimentos são utilizados apenas para controlar o seu avanço.

  • Medicamentos: São usados colírios ou comprimidos para manter o controle da doença. Nunca se auto medique ou utilize colírios com corticóides sem prescrição médica, isso aumenta a probabilidade de desenvolver o problema.
  • Cirurgia: Elas são uma opção somente quando não há sucesso com o uso dos medicamentos, sem que se passe muito tempo, pois a perda da visão causada pelo glaucoma é irreversível. A cirurgia mais usada é a trabeculectomia. É um pouco invasiva e tem como objetivo criar um novo sistema de drenagem para o líquido que preenche o interior dos olhos, seu acúmulo provoca aumento da pressão intraocular.

É importante consultar um oftalmologista, para que ele realizar o diagnóstico e indicar o que for melhor para cada situação.Nesse caso, entre em contato com o Dr. Edson Iramina e agende a sua consulta.


Posted in Sem categoria


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *