Recuperação da cirurgia de catarata: o que pode ou não fazer?

Entenda um pouco sobre o pós-cirúrgico desse procedimento

A catarata é uma doença oftalmológica que atinge, na maioria das vezes, os idosos. O cristalino, lente natural dos olhos, tende a ficar opaco com o passar dos anos, causando dificuldades para enxergar, fazendo com que haja a sensação de olhar constantemente através de um vidro sujo. Seu início acontece como um leve incômodo e, se não for tratado a tempo, pode evoluir para o estágio de cegueira.

O tratamento mais efetivo na cura da catarata é a cirurgia, onde o médico especialista retira o cristalino opaco e substitui ele por uma lente intraocular. Apesar de o procedimento ser simples, são necessários alguns cuidados, pois a região ocular é uma área muito delicada do corpo.

Período Pós-cirúrgico

O tempo de recuperação vai depender do caso de cada paciente e isso é determinado pelo médico responsável. De maneira geral, o paciente volta para casa logo após o procedimento, tendo uma rotina de vida normal, porém, respeitando as recomendações médicas e não realizando nenhum tipo de esforço físico, por exemplo. A recuperação total da visão costuma levar cerca de 15 dias.

Antes de realizar o procedimento, é importante saber como funciona, como ele será feito dentro do caso em questão e todos os cuidados necessários. Além disso, é necessário manter um acompanhamento oftalmológico após a cirurgia para avaliar a progressão da recuperação.

Os cuidados no pós-operatório são muito importantes, o paciente deverá pingar os colírios de Antibiótico e Anti-inflamatório adequadamente para evitar qualquer complicação. Evitar esforço físico, serviços domésticos, abaixar muito a cabeça, fazem parte dos cuidados para que a lente intraocular não saia do lugar.

É importante o uso de óculos solar para proteção contra o sol quando existir muita claridade em ambiente externo. Em relação à alimentação, leitura e uso de computador e celular podem seguir a rotina normal diária.

Entre em contato com o Dr. Edson Iramina, agende a sua consulta e tire suas dúvidas.


Posted in Sem categoria


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *