Dia da saúde ocular

No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Saúde Ocular, para lembrar a população sobre os cuidados necessários com um dos sentidos mais importantes do corpo: a visão. Prevenir é a melhor forma de cuidar da saúde dos olhos; se for feito da maneira correta, pode-se evitar doenças.

De acordo com um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 314 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência visual em todo o mundo; desses, 45 milhões são cegos. Porém, mais de 75% dos casos poderiam ser evitados ou curados se o acompanhamento oftalmológico correto fosse feito.

Veja algumas dicas para cuidar dos seus olhos:

  • Lave-os com bastante água, caso algum líquido caia sobre eles;
  • Use protetor ocular se tiver risco de algo atingir os olhos;
  • Mulheres, cuidado com o uso de maquiagem na área, pois pode gerar algum tipo de alergia;
  • Utilize lentes de contato apenas com prescrição médica;
  • Quando o ambiente apresentar claridade excessiva, opte por óculos escuros.

A prevenção é um fator fundamental para que as doenças visuais sejam descobertas e tratadas, a fim de evitar qualquer tipo de complicação. A partir dos 40 anos de idade realize exames periódicos anuais para aferir a pressão intra-ocular para prevenção de glaucoma, e a partir dos 60 anos para detecção da catarata.

Faça um acompanhamento periódico com o oftalmologista, já que a visão muda constantemente. Entre em contato com o Dr. Edson Iramina e agende a sua consulta.


Posted in Oftalmologia, Visão


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *