Você fica com os olhos secos?

Os olhos ficam secos quando não estão sendo lubrificados da maneira correta, gerando desconforto e até mesmo problemas de visão. Mas existe também a Síndrome do Olho Seco ou Síndrome da Disfunção Lacrimal, que é uma falha na produção de lágrimas.

Os olhos têm que estar constantemente hidratados para conseguir trabalhar da forma adequada, e ainda impedir o atrito da pálpebra com a córnea.

A lágrima é um item essencial para a lubrificação, proteção e nutrição de todas as estruturas oculares. Quando sua quantidade ou qualidade não estão adequadas, geram consequências como: irritação, ardor, coceira, olhos vermelhos, visão turva e sensação de areia nos olhos.

Olhos secos geralmente estão relacionados a fatores como problema na composição da lágrima, produção deficiente e por conta de doenças associadas, como blefarite, meibomite e doenças conjuntivais. Os fatores ambientais, como: excesso de exposição ao sol, poluição, ar condicionado e ventos fortes também podem interferir, deixando os olhos mais secos.

Qualquer pessoa pode apresentar os olhos secos, mas é mais comum em alguns casos, como:

  • Pessoas com mais de quarenta anos: com a chegada da idade a produção de lágrimas diminui;
  • Mulheres: são mais propensas a ter os olhos secos do que os homens, por conta das alterações hormonais;
  • Uso de anticoncepcional: já que as pílulas alteram os hormônios;
  • Lentes de contato: por acumular mais proteínas nela, além da perda de conteúdo líquido da lágrima para a própria lente;
  • Clima seco: com esse clima a lágrima evapora mais facilmente, reduzindo a quantidade de piscadas e a renovação da lágrima.

Outros fatores também podem estar relacionados à secura dos olhos, doenças da tireoide, Parkinson, doenças sistêmicas ou autoimunes, como artrite, lúpus, Síndrome de Sjögren e Síndrome de Steven Johnson.

Para tratar essa condição, o colírio de lágrima artificial é a principal escolha quando o paciente apresenta olhos secos. O colírio funciona como um “alívio” para os olhos, mas nem todos tem propriedade lubrificante, não auxiliando o tratamento. Portanto, não utilize qualquer colírio sem a devida prescrição médica, já que pode piorar o problema.

Se você sofre com os olhos secos, procure um profissional qualificado para fazer o seu tratamento. Entre em contato com o Dr. Edson Iramina e agende a sua consulta.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *