Conjuntivite no inverno

A conjuntivite é uma doença caracterizada pela inflamação na conjuntiva (membrana fina que reveste anteriormente o nosso globo ocular). Existem algumas variedades dessa doença, que podem ser alérgicas, virais ou bacterianas. É uma doença que pode provocar complicações sérias, mas cujo tratamento é comum e bastante conhecido.

No caso da conjuntivite bacteriana ou viral, a causa é óbvia: Uma infecção desses microrganismos. Entretanto, o tipo mais frequente é a conjuntivite alérgica, que não é contagiosa, mas é igualmente incômoda. Ela provoca coceira intensa, pálpebras inchadas, vermelhidão e lacrimejamento e, frequentemente, está associada à rinite ou asma.

Também por isso, a conjuntivite alérgica é muito mais frequente no inverno, e por isso devemos tomar cuidado. Sendo uma reação alérgica, esse tipo de conjuntivite costuma aparecer devido ao tempo seco e pelo contato com ácaros por meio de cobertores e roupas da estação que estavam guardadas.

No caso, isso ocorre, pois,a exposição a ácaros e à fumaça pode provocar esse tipo de reação alérgica. Além disso, existe uma correlação entre essa conjuntivite e pessoas que já possuem histórico com outros problemas comuns nessa época, como rinite e sinusite e essa variedade não é contagiosa.

Entretanto, como dissemos, a conjuntivite é um problema que pode ser facilmente evitada.Lavar a mão e o rosto várias vezes ao dia e expor ao sol os acessórios de inverno que estavam guardados ou lavá-los antes do uso já ajuda a evitar os agentes alergênicos.  Além disso, evitar sempre coçar os olhos, para não causar outros problemas oculares, e usar óculos na rua, para evitar o vento e a poeira, também colabora.

E caso você apresente sintomas da doença, é importante visitar um Oftalmologista para diagnosticar o tipo de conjuntivitee iniciar o tratamento correto contra a doença.

Quer saber mais sobre a conjuntivite alérgica no inverno? Entre em contato com o Dr. Edson Iramina, médico oftalmologista.


Posted in Sem categoria


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *