Como saber qual é o momento certo para operar a catarata?

A catarata é uma doença ocular que pode ser adquirida com o passar dos anos. Geralmente se apresenta na terceira idade ou pode ser congênita, mas a última representa a minoria dos casos. O problema atinge o cristalino, e pode causar a perda de visão parcial ou total. Não existe tratamento clínico e, em caso de necessidade, é sempre indicado o procedimento cirúrgico.

Costuma se manifestar quando há perda na nitidez da imagem, redução da acuidade visual, dificuldade em diferenciar cores e quando ocorrem muitas alterações no grau dos óculos.

Antigamente, achava-se que para realizar cirurgia de catarata era preciso que a doença estivesse em estágio avançado ou seja, esperar amadurecer; mas com o avanço da tecnologia já se pode optar pela cirurgia quando é realizado o diagnóstico.

Atualmente, não se espera mais amadurecer a catarata. Se já existir prejuízo na qualidade visual ou no contraste das cores, há indicação para a cirurgia. No procedimento é feita a microfragmentação e aspiração do cristalino. No local da lente natural, que foi retirada, é implantada uma lente intraocular que tem a mesma função.

Com o avanço das técnicas cirúrgicas e ótimas lentes intraoculares também é possível diminuir o uso dos óculos após a cirurgia.

Se feitos por um médico capacitado, os procedimentos oftalmológicos são seguros e devolvem a visão ao paciente, além de a volta às atividades cotidianas ser cada vez mais rápida.

A falta de visão já está atrapalhando a sua vida? Entre em contato para marcar uma consulta com o Dr. Edson Iramina para ser avaliado e receber o melhor diagnóstico.


Posted in Sem categoria


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *