Como é feita a cirurgia de catarata?

É o único tratamento eficaz contra a doença

Catarata é o processo de opacificação do cristalino, lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa alteração impede a passagem dos raios luminosos que formam as imagens.

No Brasil, mais de 300 mil pessoas apresentam cegueira por conta da doença. O único tratamento eficaz contra a catarata é a cirurgia, que pode reverter esse quadro.

Antes de realizar o procedimento, o paciente deve ser avaliado por um oftalmologista para realizar uma série de exames como acuidade visual, pressão intraocular, topografia da córnea e Biometria do globo ocular.

A cirurgia de catarata pode utilizar um laser combinado com facoemulsificação. São feitas incisões no olho para a introdução de uma cânula no globo ocular, ligada a um equipamento ultra-sônico que quebra e aspira a catarata.

Em seguida é implantada uma lente intraocular, cujo grau varia de pessoa para pessoa. A duração é de, em média, 20 minutos e é realizada com anestesia colírio e uma leve sedação. A cirurgia pode ser realizada em centros especializados e não necessita de internação.

Após o procedimento, o paciente retorna para casa e sua visão volta ao normal em poucas horas. As recomendações são: evitar atividades de impacto, não esfregar ou coçar os olhos, e não dormir sobre o olho operado nos primeiros dias.

Se deseja mais informações sobre esse tema, entre em contato com o Dr. Edson Iramina e agende uma consulta.


Posted in Catarata


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *