A catarata pode voltar?

A catarata é uma doença que acomete o cristalino do olho, levando a perda progressiva da visão. A única forma de eliminá-la é através de cirurgia, independente da pessoa.

Pode acometer qualquer pessoa; mesmo sendo raro, há casos em que há má formação do cristalino durante o desenvolvimento do bebê, afetando os dois olhos, sendo facilmente diagnosticada no momento do nascimento.

É mais comum em pessoas de idade avançada, com o envelhecimento do cristalino. Outros fatores também podem influenciar no desenvolvimento da doença, como:

  • Diabetes – Principalmente o Tipo2, em que não há processamento de glicose de maneira ideal, há o acúmulo de açúcares nos órgãos e tecidos, inclusive na superfície do cristalino.
  • Uso de colírios ou medicamentos com corticóides – Geralmente utilizados para controlar a imunidade ou inflamações no organismo, porém seu uso contínuo, pode provocar o desenvolvimento de catarata.
  • Pancadas nos olhos – Fortes traumas podem influenciar.
  • Infecções e doenças oculares – Uveítes (cm inflamação das estruturas internas do olho), Glaucoma e Cirurgia oculares prévias como a de descolamento de retina podem acelerar o desenvolvimento de catarata.
  • Exposição solar – O uso de óculos de sol ou alguma proteção para área ocular, ao tomar sol ou realizar bronzeamento artificial, é fundamental, pois os raios UV causam danos a visão.

Tratamento

A cirurgia é a única maneira de tratar esse problema, independentemente da idade da pessoa, porém, levando em consideração o grau de comprometimento da visão de cada paciente.

O procedimento consiste na retirada do cristalino, substituindo-o por uma lente que melhora a acuidade visual. Em casos de catarata congênita, a cirurgia deve ser feita o mais rápido possível, para evitar principalmente a ambliopia (olho preguiçoso) ou outros tipos de comprometimentos durante o crescimento.

Após retirada uma vez, a catarata não volta, a cirurgia é bem eficaz, o que pode acontecer é uma leve opacificação da membrana onde a lente fica apoiada, porém um pequeno procedimento chamado capsulotomia com YAG LASER pode resolver o problema.

Se você sofre com este problema, entre em contato com o Dr. Edson Iramina e agende uma consulta para melhorar a sua visão.

 


Posted in Catarata


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *