Catarata: Como será minha volta às atividades após a cirurgia?

A catarata ocorre quando o cristalino, a lente posicionada atrás da íris que permite a captação de luz, sofre uma lesão degenerativa que o torna opaco. Ela pode progredir em ambos os olhos até que a visão esteja completamente prejudicada.

O tratamento mais eficaz contra a catarata é a cirurgia. No procedimento, a lente turva que embaça a visão é retirada. Trata-se de um procedimento comum hoje, realizado com completa segurança e destreza por parte dos médicos.

Após o procedimento, o mais comum é que a lente turva removida seja substituída por uma lente intraocular, que tem grande durabilidade e garante a completa recuperação da visão.

Uma dúvida bastante comum, e que faz com que muitas pessoas pensem duas vezes antes de fazer a cirurgia, é a recuperação.

Nós entendemos que uma cirurgia nos olhos é muito delicada. Entretanto, a cirurgia quando realizada por médicos experientes e o pós operatório bem cuidado, oferece muita satisfação e riscos muito baixos. De fato, hoje ela é tão segura e dura cerca de 15 a 30 minutos, e o paciente pode voltar para casa logo após o procedimento.

O médico indicará apenas alguns cuidados básicos, como evitar movimentos bruscos e a inclinação da cabeça, além de, claro, evitar esfregar, coçar ou massagear. Nos primeiros 7 dias, colírios são prescritos para evitar inflamações, infecções e outros problemas. Recomenda-se também dormir do lado oposto ao olho operado.

Assim, a recuperação da cirurgia é muito breve. Pede-se apenas para evitar exercícios ou atividades de impacto, já que o olho é bastante sensível, e a recuperação pós-catarata depende mais do repouso do que qualquer outra coisa. Seguindo as orientações médicas, a visão irá melhorar progressivamente, e logo o paciente já estará com ela em 100%!

Não é preciso sofrer com a catarata. O Dr. Edson Iramina está pronto para atender. Entre em contato conosco e agende sua consulta.


Posted in Sem categoria


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *