Olhos vermelhos na piscina: cloro é o vilão?

Descubra qual a verdadeira causa da irritação nos olhos

Na época mais quente do ano é comum surgirem problemas na região dos olhos como irritações, vermelhidão e até infecções. Isso acontece porque o uso de piscinas aumenta significativamente. A maioria das pessoas acha que o cloro é o grande culpado pela vermelhidão nos olhos, porém, existe uma combinação de fatores que causam esse problema.

Substâncias presentes na água

Ao contrário do que todos pensam, o cloro não é o verdadeiro causador da vermelhidão nos olhos. Na água presente nas piscinas existem várias substancias além do cloro como a urina, o suor e óleos da pele.

Quando o cloro reage com a amônia (composto presente na urina), forma-se uma substância chamada cloramina e é esse composto que causa a irritação nos olhos, o cloro age somente para eliminar os germes presentes na água.

Como evitar?

O primeiro passo é verificar a qualidade da água da piscina, se ela causar irritação dos olhos é sinal de que há mais amônia do que cloro.

Nesse caso, é necessário fazer uma oxidação da água, ou seja, colocar um volume maior de cloro na piscina e esperar até que a reação termine e a água esteja apta para o uso. Além disso, evite abrir os olhos ao mergulhar e, se possível, use óculos de natação ou mergulho.

Se você estiver sentindo qualquer tipo de incômodo na região dos olhos, não se automedique ou aplique colírios sem prescrição médica. O mais indicado é buscar um profissional experiente que fará o diagnóstico da maneira correta e indicará a medicação correta, se necessário.

Entre em contato com o Dr. Edson Iramina e agende a sua consulta, será um prazer te atender!


Posted in Sem categoria


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *