Entenda como a alimentação pode influenciar a visão

A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano, primordial para as atividades do dia a dia. A alimentação é um fator que pode melhorar a saúde ocular e até mesmo prevenir possíveis doenças.

Os alimentos ricos em vitaminas e os antioxidantes têm extrema importância na preservação ocular. O organismo não é capaz de produzir alguns dos elementos essenciais para a saúde, por isso tem de ser consumido em forma de alimento.

Veja quais são os alimentos mais importantes para serem adicionados na rotina:

• Vitamina A
Todo alimento rico em betacaroteno se transforma em vitamina A, o que ajuda a preservar estruturas da retina, área responsável pela formação da imagem que vai para o cérebro. Sem essa vitamina a visão noturna será prejudicada.

Exemplo de vitamina A: cenoura, abóbora, mamão, gemas de ovo.

• Vitamina C
Tem efeito antioxidante, participação importante na produção de colágeno e melhora na imunidade, nutriente que previne o aparecimento de catarata pelo combate aos radicais livres.
Exemplo de vitamina C: acerola, kiwi, couve-flor e alimentos cítricos.

• Vitamina E, Luteína e Zeaxantina
A vitamina E e a Luteína são carotenóides antioxidantes naturais presentes em legumes de coloração verde escura. Sua função no organismo é ajudar a combater a degeneração macular.
Exemplo de vitamina E e Luteína: amêndoas, semente de girassol, azeite de oliva, espinafre, couve, brócolis.

• Ômega 3 e 6
Presente nas sementes de linhaça, carnes de peixe, são importantes na melhora da qualidade da lágrima prevenindo a Síndrome do Olho Seco.

Normalmente a partir dos 50 anos o ideal é a suplementação dessas vitaminas; se você quer cuidar da sua saúde ocular, entre em contato com oDr. Edson Iramina e agende uma consulta.


Posted in Visão


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *