Com o avançar da idade, é normal que ocorra uma piora da visão, em que os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos. Essa condição é chamada de presbiopia e geralmente começa aos 40 anos.
A causa principal é o processo natural de envelhecimento do corpo. O cristalino é uma estrutura parecida com uma lente, isto é, muda sua forma para melhorar o foco das imagens, principalmente de algo próximo.
Para que isso ocorra, ele é movido por músculos ciliares, mas, com o tempo, esses músculos passam a não funcionar tão bem e o cristalino já não se adapta da melhor forma. O resultado é uma visão de perto mais prejudicada.
Principais sintomas
- Dificuldade para enxergar letras e imagens muito pequenas;
- Visão borrada;
- Dor de cabeça ou fadiga após tarefas que envolvem a visão de perto;
- Necessidade de mais luz ao executar atividades que envolvem a visão de perto;
- Afastar algo que está lendo.
Como tratar a presbiopia?
A condição não tem cura, mas pode ser corrigida e estabilizada com tratamento adequado. Para isso, são indicados métodos que compensem a dificuldade de enxergar de perto. Entre as opções estão óculos de grau e lentes de contato para presbiopia, alternativas mais comuns para resolver os sintomas, ou cirurgias (refrativa, troca de cristalino com finalidade refrativa).
Na correção com Cirurgia Refrativa (laser) podemos realizar a Báscula nessa técnica deixamos um olho com visão para longe (olho Dominante) e outro para perto. Já a troca de cristalino com finalidade refrativa é indicada na maioria das vezes quando o paciente já apresenta sinais de catarata e então é implantada uma lente Trifocal que dá boa visão para todas as distâncias.
Ao apresentar os sintomas, não deixe de procurar um oftalmologista para o tratamento correto da presbiopia. Para mais informações, entre em contato com o Dr. Edson Iramina.