Ceratocone: como solucionar esse problema de visão

O Ceratocone é uma doença ocular não inflamatória, normalmente bilateral e progressiva dos olhos, que altera o formato e a espessura da córnea, provocando uma visão distorcida e embaçada.

As causas da doença ainda não foram totalmente descobertas pelos médicos, mas acredita-se que pode estar ligado a fatores genéticos, alergias e a coçar os olhos frequentemente.

O diagnóstico pode ser feito por meio de características clínicas e com exames especializados, como a topografia e tomografia corneana e a paquimetria ultrassônica. No começo, a doença pode apresentar-se como um astigmatismo irregular, em que o paciente trocará de grau várias vezes, evoluindo para o ceratocone.

Para corrigir esse problema de visão existem três opções: óculos, lentes de contato ou cirurgia. Geralmente os óculos são prescritos no início da doença, em que o astigmatismo é baixo.

Em casos mais avançados do ceratocone são indicadas as lentes, dentre as quais as esclerais são as preferidas, lentes de contato rígidas gás permeáveis, com o diâmetro maior do que as convencionais, o apoio se concentra na esclera – parte branca dos olhos. Por ser maior do que a lente de contato tradicional gera mais conforto para o paciente que as usa.

Se as lentes de contato e os óculos não conseguirem melhorar a visão, o afinamento da córnea for excessivo ou existir a presença de leucoma é indicada a cirurgia de transplante de córnea.

Será que é o seu caso? Entre em contato com o Dr. Edson Iramina para fazer uma consulta e avaliar os seus olhos.


Posted in Sem categoria


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *