Já ouviu falar em DRMI – Degeneração Macular Relacionada à Idade?

O globo ocular tem várias camadas, cada uma com a sua função. A mácula é a área da retina responsável pelo centro da visão, graças a ela é possível ler ou reconhecer o rosto das pessoas.

Pessoas com mais de 60 anos são mais propensas a desenvolver a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DRMI) que, sem o acompanhamento e tratamento médico, pode se complicar e causar a cegueira.

Os sintomas incluem a dificuldade de leitura e reconhecer o rosto das pessoas, além de uma mancha escura na visão. Há duas formas de DRMI:

DRMI Seca: É a forma mais leve da doença e acomete 90% dos casos. O acumulo de proteína e gordura, também chamado de drusas, pode interferir na saúde da mácula, causando a degeneração progressiva das células fotorreceptoras;

DRMI Úmida: Nessa condição há uma formação de novos vasos sob a retina, chamados de membrana neovascular subrretiana, que atinge a visão rapidamente e de maneira irreversível.

O tratamento pode variar de acordo com os graus da doença e pode incluir injestão de vitaminas específicas, injeção de medicações intraoculares ou até aplicações de laser.

Pessoas com casos na família tem maiores chances de desenvolver a doença, mas qualquer um deve fazer os exames oftalmológicos regularmente para que haja o diagnóstico precoce. Usar óculos com filtro adequado também pode te ajudar a prevenir a doença.

Cuide da sua visão. Clique aqui para obter mais informações e agendar sua consulta com o Dr. Edson Iramina.


Posted in DRMI, Globo Ocular


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *