Cirurgia de Catarata

É comum, com o envelhecimento que as pessoas tenham catarata. A doença é a perda da transparência do cristalino, que provoca inicialmente a redução da visão, mas pode levar até a cegueira que é reversível. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento natural das células do cristalino, mas podem ter outras causas como a hereditariedade, traumas, doenças sistêmicas, congênitas, medicamentos e infecções oculares. Evitar a catarata ou prevenir, ainda não é possível. O único tratamento eficaz conhecido até hoje é a cirurgia.

Em geral, ela começa a aparecer depois dos sessenta anos, mas pode aparecer mais cedo. Algumas cataratas são lentas e outras progridem com maior rapidez, por isso nem sempre a cirurgia é imediata. A baixa da visão provocada pela catarata só poderá ser recuperada pela remoção do cristalino opacificado e a introdução de um cristalino artificial (Lente intra-ocular).

Sintomas da Catarata

– Diminuição da Visão

– Embaçamento

– Ofuscamento

– Melhora temporária da visão para perto

Tratamento

Facoemulsificação com o implante de lentes intraoculares dobráveis e injetáveis é a técnica de referência para a extração da catarata. A cirurgia é feita com um pequeno corte de 2,4 mm. A catarata é quebrada em pedaços menores por ondas de Ultrassom e aspirada através de uma caneta. Em seguida é realizado o implante de lente intraocular e a cirurgia não necessita de pontos na maioria das vezes. A principal vantagem desde procedimento é a rápida recuperação visual.

Em pouco tempo houve uma evolução expressiva nos modelos de lentes intraoculares. Hoje existe um segmento chamado de LENTES PREMIUM para aqueles pacientes que querem qualidade visual cada vez maior; dentre essas lentes existem as que corrigem astigmatismo chamadas Tóricas, as que permitem boa visão para longe e perto que são as Multifocais. Já as lentes Asféricas têm um tratamento em sua superfície para não ocorrerem aberrações esféricas que ocorrem nas lentes esféricas.

 

A cirurgia mais importante da sua vida

A qualidade de visão tem influência direta na qualidade de vida. Por isso, a intervenção mais importante na saúde visual de uma pessoa é a cirurgia de catarata, já que seus resultados finais terão impacto na leitura, autonomia e mobilidade. Hoje, são várias as opções de lentes intraoculares que permitem ao paciente, além da correção da catarata, a independência dos óculos e lentes de contato. O que existe de melhor hoje no mercado são as Lente Intraoculares Premium. Saiba mais sobre elas no item Lentes Intraoculares.

Além da importância na escolha do médico que tenha habilidade na realização de sua cirurgia de catarata e de uma lente intraocular que proporcione a melhor qualidade na visão é importante a realização precisa do cálculo do grau da lente através da Biometria. Dispomos hoje da Biometria por Coerência Óptica com tecnologia Swept Source.

As tecnologias existentes ajudam cada vez mais o médico a proporcionar ao paciente resultados cada vez melhores. Esses equipamentos medem com mais exatidão o tamanho do olho e a curvatura da córnea, itens essenciais no cálculo do grau da lente intraocular.

Hoje também já estão sendo realizadas Cirurgias de Catarata com o auxílio do laser de Femtosegundo. Auxilia na confecção das incisões, substituindo as lâminas de Bisturi, e na quebra da catarata através do laser, facilitando a aspiração dos pedaços e proporcionando uma economia de energia ultrassônica dentro do olho.