Cirurgia Refrativa a Laser
Como é feita a correção?
Através de um feixe de laser a córnea é modelada de modo que ela se aproxime da curvatura ideal. Com essa mudança de curvatura a imagem será focalizada na retina e você terá uma visão excelente. A cirurgia é rápida, segura e praticamente indolor. Além disso, quase imediatamente, seus olhos remodelados serão capazes de focalizar de forma mais precisa, com uma visão amplamente melhorada.
A cirurgia a laser é um procedimento comprovado que pode lhe oferecer resultados para mudar sua vida, mas não significa que seja apropriada a todos.
A Cirurgia Refrativa a Laser é adequada para mim?
Em consulta médica será verificado se há estabilidade no grau (miopia, astigmatismo e hipermetropia) pelo menos no último ano. Serão feitos exames para avaliar a curvatura e espessura corneana. Serão investigadas outras doenças oculares como glaucoma, olho seco e problemas na retina que contra-indicam a cirurgia. Após minuciosos exames para se ter segurança e sucesso na cirurgia, a programação cirúrgica é realizada.
Técnicas:
LASIK (Laser assisted in situ Keratomileusis)
É o tipo mais comum de correção a laser. Uma camada fina da córnea (flap) é levantada, o feixe de laser é realizado e então o flap é realocado. Uma vez que a córnea foi moldada, a área em que o tratamento foi feito permanece protegida proporcionando uma recuperação mais rápida com mínimo desconforto.
PRK (Ceratectomia fotorrefrativa)
É outra forma comum de correção a laser. No PRK não é realizado o flap, a camada superficial da córnea (epitélio) é removida e então o feixe de laser é aplicado para a correção da curvatura. Após o término, uma lente de contato é utilizada como curativo da área modelada. Embora os resultados sejam os mesmos que os com a cirurgia LASIK, a recuperação é um pouco mais lenta com o PRK e em geral ocorre um pouco mais de desconforto no pós-operatório.
Quais os cuidados que tenho que ter após a cirurgia?
Em primeiro lugar utilizar os colírios de forma adequada como receitado. Em hipótese alguma coçar ou esfregar os olhos, durante algumas semanas, após a cirurgia. Utilizar protetores oculares, principalmente durante o sono, para evitar descolamento do flap quando a técnica for LASIK. Utilizar óculos escuros para proteger-se da sensibilidade à luz.