Cirurgia de Graus Altos

Uma ótima opção para quem enxerga mal. As lentes intraoculares são a solução para quem sofre com os altos graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

A cirurgia refrativa a laser, que corrige baixos graus de miopia (problemas em enxergar de longe), hipermetropia (dificuldade para perto), associados ou não a astigmatismo (imagem desfocada, tanto para longe como para perto), já é bastante conhecida e leva milhares de pessoas que não se adaptam às lentes de contato e/ou óculos às salas de cirurgia.

Agora, chegou a vez de pacientes com altos graus saberem que também existe uma técnica cirúrgica que promete facilitar suas vidas.

Pessoas com esses problemas e que não apresentam a possibilidade de serem corrigidos pelo laser, podem ser tratados através da colocação dos implantes de lentes intra-oculares, indicado para quem possui miopia entre oito e 20 graus podendo estar associadas a astigmatismo de até dois graus e também para hipermetropias a partir de cinco graus, podendo também estar associadas a astigmatismos de até dois graus. Além disso, pacientes que foram operados de catarata sem implante de lente também podem submeter-se a técnica.

Essa nova tecnologia foi desenvolvida pelo oftalmologista holandês professor Jan Worst, e o primeiro implante foi realizado no dia dois de novembro de 1986.

Estas lentes ficaram mundialmente conhecidas com o nome de lentes de Worst. Posteriormente, passaram a ser comercializadas na Europa e Oriente com o nome comercial de lentes Artisan, enquanto que nos EUA recebem o nome de Verisyse. O implante de lentes fácicas Artisan é aprovado pelo conselho Brasileiro de Oftalmologia e Conselho Federal de Medicina e é considerado como uma opção segura e eficaz no tratamento das altas miopias e hipermetropias.

As lentes são implantadas no interior dos olhos e fixadas na íris, tornando-se invisíveis a olho nu. O procedimento é relativamente simples, feito sob anestesia local, em ambiente hospitalar, sem necessidade de internação, e dura, em média, 30 minutos. A recuperação da visão é imediata. No dia seguinte, com a retirada do curativo o paciente já enxerga normalmente.

As lentes não são indicadas para pessoas que tem problemas de córnea como, por exemplo, alguma distorção fisiológica na anatomia. Por isso, antes, é necessário fazer um rigoroso exame oftalmológico.

O implante é totalmente reversível. Se no futuro o paciente vier a ter uma doença na córnea, por exemplo, as lentes podem ser retiradas e se a deficiência visual aumentar com o decorrer dos anos, a lente poderá ser trocada por uma de grau mais elevado.

Outra alternativa são as lentes Fácicas ICL; a única diferença em relação à lente anterior é que ela não é fixada na íris e sim posicionada atrás dela e acima do cristalino (lente natural do olho). A vantagem em relação à Artisan é que existe menos risco de agressão ao endotélio e a menor manipulação das estruturas intraoculares proporciona menos reação inflamatória no pós-operatório.

Se você quiser mais informações agende já sua consulta.